Dicas para definir seu Público Alvo

Publico Alvo cerveja artesanal

Público Alvo: Você precisa definir sua Persona

Para o sucesso de seu negócio você precisa definir muito bem seu público alvo, esse é um dos principais fatores de sucesso de um empreendedor: saber para quem quer vender.

Para o sucesso de seu projeto de marketing de conteúdo é essencial, antes de qualquer ação, definir qual é sua Persona.

Definir a Persona é o processo de individualizar seu público alvo, ou seja, transformar algo genérico em identificável.

Você consegue identificar seu público alvo?

É muito comum na maioria das pequenas empresas do segmento cervejeiro, que seus gestores não tenham documentado e definido qual o perfil de seu público alvo. Conhecem um pouco de seus principais clientes, porém não pararam para pensar que certamente eles possuem características em comum.

A simples definição destas características comuns de sua base de clientes, pode ser uma importante informação para definições de estratégias de conquista de novos clientes.

Falar o que o cliente quer ouvir demonstra autoridade!

Então, caso você não possua uma definição de seu público alvo, mãos à obra, você precisa desta informação.

Sua base de clientes é o lugar perfeito para começar as investigações, acrescentando sua experiência de mercado ao processo de identificação, este não será um trabalho difícil para você.

Identificando sua Persona

O ideal seria você apenas identificar as principais características de seu público alvo para definir a persona, mas caso somente tenha as características comuns de seus principais clientes, a definição de persona também pode contribuir para melhor definição de seu público alvo.

Pensando no perfil de seu cliente típico, ou seja, pela maioria, responda as seguintes questões:

– Quem é o seu potencial cliente?

Defina aqui as características físicas e psicológicas de seu cliente. E uma importante dica: sempre pense na pessoa que tem o poder de decisão na empresa de seu cliente – caso seu negócio seja B2B

– A respeito de seu produto e setor, quais assuntos mais interessam a esta pessoa?

Não pense aqui em um discurso direto de venda de seu produto, pense em temas mais abrangentes do universo cervejeiro que envolvam seus produtos, e que podem chamar atenção desta pessoa, ou seja: Qual assunto você precisa abordar para que seu cliente participe ativamente da conversa, seja engajado no tema.

– Em aspectos tecnológicos, qual perfil desta pessoa?

Sua cliente possui habilidades com uso de tecnologias? Utiliza com frequência mídias sociais para se relacionar com o mercado e fornecedores? Onde ele mais consome conteúdos relacionados ao mercado? Para conhecer novos produtos ele utiliza a internet?

– Qual nível de instrução de seu Cliente?

Em média qual grau de instrução de seus clientes? Qual linguagem utilizam para se comunicar? De que forma sua empresa precisa se comunicar e se apresentar, para que fale a mesma língua de seu cliente?

– Se sua empresa for B2B (empresa que vende para pessoa jurídica), qual tipo de empresa que compra sua solução? Qual o cargo de quem compra?

Qual o perfil da empresa ideal para você vender? Sua localização? Tamanho? Número de funcionários? Faturamento? etc. Defina aqui todas as características que você julgue serem as necessárias para seu cliente ideal. Muito importante saber qual o cargo ocupado pela pessoa de compras desta empresa.

– Quem influencia as decisões de compra?

Caso exista em seu cliente alguém que não toma a decisão de compra, mas possui forte influência sobre esta decisão, é muito importante identifica-la.

– Qual problema ela encontra no mercado?

Identifique quais os problemas mais comuns seus clientes enfrentam em seus negócios, que estejam diretamente relacionados aos produtos que você fornece. Apresente soluções para estes problemas e sua vida será facilitada.

– Qual seu desafio?

Identifique qual seu principal desafio para atrair a atenção, vender e encantar este cliente.

publico alvo cerveja artesanal

Estas são algumas ideias para definir sua persona com maior nível de detalhes possível. Acredito que após você ler estas dicas, também irá formular perguntas específicas de seu negócio, para identificar aspectos importantes relacionados as suas necessidades.

Defina um nome para a Persona:

Agora que você definiu as principais características individuais de seu público alvo, atribua um nome próprio a esta Persona.

Isso mesmo, um nome próprio, pode ser Pedro, Paulo, João ou algum nome que seja familiar a você.

O importante é que somente pensando neste nome, você e sua equipe saberão de quem se trata e quais suas características específicas.

Importante salientar que dependendo do seu negócio, você pode definir mais de uma persona para ser mais assertivo.

Qual a importância da definição desta Persona?

Estamos falando de marketing de conteúdo, e para que o marketing de conteúdo faça sentido e gere resultados, sua empresa precisará construir artefatos com informações relevantes que podem ser:

  • e-books
  • Blog posts
  • e-mails
  • Infográficos
  • Ofertas específicas, etc

Para que estes artefatos sejam assertivos, possam ser compartilhados e gerem resultados efetivos você precisa produzi-los com qualidade.

Para que tenham qualidade eles precisam ser relevantes.

Para serem relevantes eles precisam fazer sentido para quem recebe.

E para que façam sentido para quem os recebe, você precisa cria-los pensando exatamente nestas pessoas.

Entendeu a primordial importância da definição da Persona?

Falando para a pessoa certa no momento certo:

Você provavelmente já leu nosso post a respeito da Jornada de Compra.

Para que a comunicação faça total sentido para a Persona, além de falar a linguagem dela, você precisa saber em qual nível ela se encontra na Jornada de Compra.

Conheça nosso material que irá auxiliar você a compreender a respeito de Persona x Jornada de Compra.

Até a próxima!

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One thought on “Dicas para definir seu Público Alvo

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